quarta-feira, 5 de maio de 2010

Praia do Laranjal

Com a chegada do fim de ano, a proximidade do Natal e as férias, surge a busca de lazer alternativo. Aproveitando este contexto, resolvi escrever sobre a Praia do Laranjal, essa expressiva área de lazer, bem próxima ao centro de Pelotas.
Ponto turístico da cidade, o terreno do Laranjal pertenceu a Família Assunpção. Diz a história, que a Praia do Laranjal ganhou esse nome graças a implantação de um pomar de laranjas no fundo da estância da família. Mais tarde a área se transformou em diversos loteamentos.
Hoje, o Laranjal é freqüentado em todas as épocas do ano. Considerado o point dos jovens nos finais de semana. De uns tempos pra cá, constatou-se um crescimento do bairro. Parte da população possui sua residência fixa onde outrora passavam apenas o período de veraneio.
A praia lagunar, que faz parte da Costa Doce, possui três balneários, sendo eles Balneários dos Prazeres, Santo Antônio e Valverde.
Ao percorrer a imensa orla, banhada pela maior lagoa do país, a Lagoa dos Patos, com água doce e calma, possui quiosques, figueiras centenárias e coqueiros, sendo bastante arborizada em toda sua extensão. A sombra das árvores é quase um convite para tomar o tradicional chimarrão.
O belíssimo cenário natural, a imensidão da lagoa, a brisa agradável e o pôr-do-sol são os atrativos do local, sendo cada vez mais comum, a prática de esportes aquáticos, como windsurf e Skitesurf.
Essa atmosfera de encantamento e tranquilidade, é uma ótima opção para quem quer fugir do estresse do dia-a-dia, ou para simplesmente respirar um ar mais puro. A lagoa, é um lugar ideal para passeios ao ar livre, caminhada no calçadão, desfrutar bons momentos em família.
O trapiche que outrora era um atrativo da praia, fora interditado pela prefeitura, deixando aquele ponto com aspecto de descaso.
A lagoa serve também de sustento para várias famílias de pescadores, que se encontram em grande número na “colônia de pescadores”, Colônia Z3, local simples, emoldurado por resquícios da mata Atlântica e onde acontece anualmente (2/02) a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
A nova estação traz consigo grande movimento nos restaurantes e bares da Praia. Com gastronomia diversificada, simpáticos bares e por vários anos os famosos pastéis do Pontal da Barra, tem sido o lugar da moda. O simples restaurante, num recanto bonito, serve deliciosos petiscos a base de peixe e pastéis a preços populares. O meu preferido é o apimentado pastel de camarão.
Quem passeia pelo Laranjal ‘a noite pode observar uma boa nova: - as decorações natalinas. Uma linda e gigantesca árvore de luz foi montada no local onde antes ficava o chafariz e as luzinhas em algumas árvores, na proximidade do Mar de dentro deixaram o local ainda mais atrativo.
Enfim, a vista é simplesmente linda, fica a dica para vocês conferirem!

Até a próxima, grande beijo!







TOALHA DE LAVABO- 16/09/2015.